Conferência “A Arquitetura do Poder Local”
23-JUN-2026A Junta de Freguesia da Sé esteve representada pela sua Presidente na conferência “A Arquitetura do Poder Local”, promovida pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realizada no Colégio dos Jesuítas.O encontro reuniu representantes das instituições locais e regionais para uma reflexão sobre os desafios atuais da governação autárquica, a descentralização, a autonomia do poder local e a necessidade de adequar os modelos institucionais às diferentes realidades dos territórios.Durante a iniciativa, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu a necessidade de uma revisão profunda da legislação que condiciona a atuação dos eleitos locais, reforçando a importância de dotar as autarquias de maior capacidade de decisão e responsabilidade na gestão da “res publica”.Na sessão de encerramento, a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, destacou a importância de repensar o futuro do poder local, nomeadamente através da evolução da descentralização, da lei eleitoral autárquica e da lei das finanças locais, com o objetivo de garantir instituições mais próximas, eficazes e transparentes.A presença da Junta de Freguesia da Sé nesta conferência reforça o compromisso da instituição com a valorização do poder local, a proximidade com a população e a participação ativa na reflexão sobre o futuro das autarquias.Como foi sublinhado ao longo do encontro, “fortalecer o poder local é fortalecer a democracia”.Foto: Parlamento Mais Perto