Conferência “A Arquitetura do Poder Local”
23-JUN-2026
A Junta de Freguesia da Sé esteve representada pela sua Presidente na conferência “A Arquitetura do Poder Local”, promovida pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realizada no Colégio dos Jesuítas.
O encontro reuniu representantes das instituições locais e regionais para uma reflexão sobre os desafios atuais da governação autárquica, a descentralização, a autonomia do poder local e a necessidade de adequar os modelos institucionais às diferentes realidades dos territórios.
Durante a iniciativa, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu a necessidade de uma revisão profunda da legislação que condiciona a atuação dos eleitos locais, reforçando a importância de dotar as autarquias de maior capacidade de decisão e responsabilidade na gestão da “res publica”.
Na sessão de encerramento, a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, destacou a importância de repensar o futuro do poder local, nomeadamente através da evolução da descentralização, da lei eleitoral autárquica e da lei das finanças locais, com o objetivo de garantir instituições mais próximas, eficazes e transparentes.
A presença da Junta de Freguesia da Sé nesta conferência reforça o compromisso da instituição com a valorização do poder local, a proximidade com a população e a participação ativa na reflexão sobre o futuro das autarquias.
Como foi sublinhado ao longo do encontro, “fortalecer o poder local é fortalecer a democracia”.
Foto: Parlamento Mais Perto